Início do Menu

« fev   abr »

Unidades do IF Baiano

Início do conteúdo
Boletim Mensal – Estatística sobre envio/recebimento de mensagens/SPAM: Jan/2017
Categorias: Informes, Serviços |

A solução de correio eletrônico é capaz de bloquear parte dos e-mails indesejados. Apenas as mensagens classificadas com 100% de chance de serem SPAM são descartadas. Eventualmente, os e-mails que possuem indicadores elevados não são classificados como falsos, por serem provenientes de provedores com “boa reputação” na internet. Ainda assim, parte das mensagens são marcadas com o prefixo “SPAM:” para facilitar a análise por parte o usuário.

Não é possível atingir uma taxa de acerto de 100%, vez que, a eliminação de todas as mensagens com suspeita de serem SPAM implicaria na exclusão de mensagens legítimas, detectadas erroneamente como indesejadas. Para registro e esclarecimento, seguem algumas informações a respeito do tráfego de mensagens no e-mail institucional no mês de janeiro/2017:

• Mensagens enviadas / recebidas: 570.000
  • Spam: 164.421
  • Rejeitados: 228.683
  • Endereço origem/destino incorretas/servidor de origem mal configurados: 27.314
  • Vírus: 8.072

Os esforços canalizados pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) em aprimorar o serviço de correio eletrônico resultaram, na redução da quantidade de mensagens problemáticas, conforme apresentado no gráfico a seguir:

Estatística sobre envio/recebimento de mensagens/SPAM: Janeiro/2017

Apesar da diminuição do volume de mensagens indesejadas, esses dados continuam representando uma forte contribuição do IF Baiano para geração de lixo eletrônico na internet. Isso decorre de diversas possibilidades, desde a simples resposta a um e-mail forjado (se passando por administrador do sistema, por exemplo) até a utilização de senhas fracas, facilmente quebráveis através de ferramentas automatizadas.

O contexto apresentado, reflete diretamente no impedimento de atividades cotidianas do Instituto, como a impossibilidade do envio/recebimento de mensagens eletrônicas (e-mail) de determinados destinatários, vez que o endereço/domínio do IF Baiano eventualmente encontra-se na lista negra de outras instituições.

Na tentativa de minimizar os problemas relatados, a próxima ação da DGTI será o bloqueio do acesso ao e-mail institucional a partir de clientes de e-mail não homologados por esta Diretoria. Oportunamente serão informados os clientes de e-mail homologados (o Zimbra Desktop é um desses) bem como a data do bloqueio

Os setores responsáveis da DGTI estão em constante monitoramento e prospecção de soluções, no intento de evitar problemas futuros.

DICA: Para classificar automaticamente as mensagens marcadas com o prefixo “SPAM:”, basta acessar a guia “Preferências => Filtros” e criar uma regra simples considerando as mensagens que contenham no assunto a palavra “SPAM:” e como ação move-las para a pasta “SPAM”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço: Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001 | Fax:(71) 3186-0014