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Boletim Mensal – Estatística sobre envio/recebimento de mensagens: Fev/2017
Categorias: Informes, Serviços |

A solução de correio eletrônico é capaz de bloquear parte dos e-mails indesejados. Apenas as mensagens classificadas com 100% de chance de serem SPAM são descartadas. Eventualmente, os e-mails que possuem indicadores elevados não são classificados como falsos, por serem provenientes de provedores com “boa reputação” na internet. Ainda assim, parte das mensagens são marcadas com o prefixo “SPAM:” para facilitar a análise por parte o usuário.

Não é possível atingir uma taxa de acerto de 100%, vez que, a eliminação de todas as mensagens com suspeita de serem SPAM implicaria na exclusão de mensagens legítimas, detectadas erroneamente como indesejadas. Para registro e esclarecimento, seguem algumas informações a respeito do tráfego de mensagens no e-mail institucional no mês de fevereiro/2017:

  • Mensagens enviadas / recebidas: 530.000
  • Spam: 129.959
  • Rejeitados: 696.338
  • Endereço origem/destino incorretas/servidor de origem mal configurados: 3.727
  • Vírus: 26.336

Apesar dos esforços canalizados pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) em aprimorar o serviço de correio eletrônico, no mês de fevereiro/2017, o número de mensagens problemáticas superou as mensagens enviadas/recebidas. Sendo assim, torna-se evidente a utilização de maneira inadequada da referida solução. O gráfico a seguir, confirma a condição supracitada.

Estatística sobre envio/recebimento de mensagens/SPAM: Fevereiro/2017

Novamente temos o aumento do volume de mensagens indesejadas, esses dados continuam representando uma forte contribuição do IF Baiano para geração de lixo eletrônico na internet. Isso decorre de diversas possibilidades, desde a simples resposta a um e-mail forjado (se passando por administrador do sistema, por exemplo) até a utilização de senhas fracas, facilmente quebráveis através de ferramentas automatizadas.

O contexto apresentado, reflete diretamente no impedimento de atividades cotidianas do Instituto, como a impossibilidade do envio/recebimento de mensagens eletrônicas (e-mail) de determinados destinatários, vez que o endereço/domínio do IF Baiano eventualmente encontra-se na lista negra de outras instituições.

Na tentativa de minimizar os problemas relatados, a próxima ação da DGTI será o bloqueio do acesso ao e-mail institucional a partir de clientes de e-mail não homologados por esta Diretoria. Oportunamente serão informados os clientes de e-mail homologados (o Zimbra Desktop é um desses) bem como a data do bloqueio.

Os setores responsáveis da DGTI estão em constante monitoramento e prospecção de soluções, no intento de evitar problemas futuros.

DICA: Para classificar automaticamente as mensagens marcadas com o prefixo “SPAM:”, basta acessar a guia “Preferências => Filtros” e criar uma regra simples considerando as mensagens que contenham no assunto a palavra “SPAM:” e como ação move-las para a pasta “SPAM”.

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