Início do Menu

Unidades do IF Baiano

Projeto de Identidade Unificada
Categorias: Informes, Serviços |

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI) informa que está em andamento o Projeto de Identidade Unificada do IF Baiano. O principal objetivo deste projeto é possibilitar o acesso aos sistemas do IF Baiano e a outros serviços compatíveis com a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) através de credenciais (nome de usuário e senha) únicas.

Para tanto o Projeto de Identidade Unificada foi dividido em quatro fases:

1 Criação e consolidação de uma base de dados unificada (ação prevista para ser finalizada até 29/04/2017)

1.1 Criação de um único domínio (@ifbaiano) para todas as contas de e-mail

1.1.1 As referências aos domínios das unidades (@catu, @guanambi, @gm, etc.) serão mantidas. Como exemplo, apresentamos o que acontecerá com a conta jose.cardoso@bonfim.ifbaiano.edu.br:

1.1.1.1 O conteúdo da conta jose.cardoso@bonfim.ifbaiano.edu.br será movido para uma nova conta chamada jose.cardoso@ifbaiano.edu.br;

1.1.1.2 A conta jose.cardoso@bonfim.ifbaiano.edu.br será transformada em um apelido/apontamento que redirecionará todas as mensagens recebidas para jose.cardoso@ifbaiano.edu.br;

1.1.1.3 Na prática as formas de acesso ao e-mail institucional serão ampliadas, ou seja, o usuário pode “logar” de três formas: jose.cardoso@bonfim.ifbaiano.edu.br, jose.cardoso@ifbaiano.edu.br ou jose.cardoso, e poderá enviar e receber mensagens tanto como jose.cardoso@ifbaiano.edu.br quanto como jose.cardoso@bonfim.ifbaiano.edu.br;

1.1.1.4 Nesse caso, a identidade unificada desse usuário será jose.cardoso.

2 Alteração das bases de dados para autenticação nos sistemas internos (ação em andamento sem previsão finalização)

2.1 De imediato o Sistema PRINT, o último desenvolvido pela DGTI, já estará acessível através da identidade unificada;

2.2 Os usuários serão avisados através do e-mail institucional e/ou por mensagens nos próprios sistemas sobre o acesso com a identidade unificada.

3 Possibilitar a sincronização permanente entre a base de dados unificada do IF Baiano e a base de dados da CAFe (ação em andamento com previsão de finalização até 31/05/2017)

3.1 Após essa fase todos os servidores do IF Baiano que possuem identidade unificada poderão acessar os serviços como: Portal de Periódicos da Capes, eduroam, JEMS, video@RNP entre outros.

4 Liberação do portal de auto serviço, permitindo alteração de dados cadastrais e senha sem intermediação do pessoal de suporte de TI (ação em andamento com previsão de finalização até 30/09/2017)

Entendemos que esse é um projeto importante para ampliação e melhoria dos serviços de TI do Instituto, bem como possibilitará um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Nesse sentido contamos com a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço: Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001 | Fax:(71) 3186-0014