Aulas da EAD/IFPR serão retomadas em 14 de julho
Última atualização: 02/09/2014 - 12:38 horas | Data de publicação: 21/02/2014 - 13:52 horas

21/02/2014

As aulas da maioria dos cursos à distância do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que tinham início previsto para esta segunda-feira (24/02), serão retomadas em 14 de julho de 2014. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), pelo reitor do Instituto, professor Irineu Mário Colombo. Assista ao pronunciamento.

O reitor do IFPR explica que o novo adiamento do início das atividades letivas dos cursos à distância tem relação com o período de intervenção, por parte do Ministério da Educação, sob o qual a Reitoria do IFPR esteve submetida do início de agosto de 2013 ao final de janeiro de 2014. A intervenção durou 176 dias.

IFPR

“Neste período, deveriam ter sido encaminhados procedimentos necessários para o pleno funcionamento do EAD, mas, lamentavelmente, isso não ocorreu”, disse. “Para que não continuemos com procedimentos que não sejam regulares e também para atender à legislação, é necessário o adiamento temporário das atividades letivas”, afirma.

No pronunciamento, o reitor salientou que alguns cursos podem ser retomados antes de 14 de julho. É o caso dos cursos que estão em situação de finalização, como, por exemplo, os cursos técnicos de Pesca (Proeja); Aquicultura (Proeja); Secretariado e Eventos.

O calendário com o novo planejamento de datas para todos os cursos deve ser divulgado em breve.

Transparência
Segundo o reitor, será disponibilizado um link em que todos, inclusive os órgãos de controle, poderão acompanhar as ações de contratação dos serviços necessários para a retomada das aulas no dia 14 de julho. “As atividades letivas serão retomadas com a máxima qualidade e o respeito no atendimento que merecem todos os nossos estudantes”, destacou o reitor.

Próximos passos
Para que as aulas da EAD/IFPR sejam retomadas com a qualidade necessária, as seguintes ações ainda precisam ser finalizadas:

1) Deflagração do processo licitatório para a contratação do serviço de satélite, tendo em vista que o contrato atual tem validade até abril de 2014;
2) Processo de contratação de pessoal técnico para a operacionalização dos estúdios – houve a indicação de contratação via bolsas, porém tanto a Auditoria Interna como a CGU não recomendaram essa modalidade de contratação;
3) Contratação de serviço de impressão de material didático;
4) Contratação do serviço de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades didáticas;
5) Contratação do serviço de logística para a distribuição do material didático;
6) Contratação de empresa de Design Instrucional.

O tempo necessário para que essas atividades sejam concluídas é de, aproximadamente, 180 dias.

Estudantes dos cursos à distância que queiram entrar em contato com o IFPR podem usar o canal disponibilizado pela Ouvidoria do Instituto: ouvidoria@ifpr.edu.br.

Fonte: http://reitoria.ifpr.edu.br/?p=61413