Curso técnico em vendas: aula inaugural no Centro de Referência 2 de julho
Última atualização: 31/05/2019 - 8:33 horas | Data de publicação: 16/06/2017 - 19:23 horas

Estudantes ansiosos e atentos às orientaçõessobre o curso técnico em vendas (subsequente na modalidade educação a distância). Essa foi a noite da última quarta-feira, 31 de maio, para os cem escolhidos, em Salvador, da primeira turma do curso técnico de nível médio em vendas durante a aula inaugural que aconteceu no Centro de Referência 2 de julho (Colégio Central). “A expectativa é das melhores possíveis, curiosa para saber como vai ser”, disse Viviane Braga, 30 anos, profissional de recepção na área educacional.

Assim, a noite começou com a explanação de Romero Freire, diretor da Educação a Distância do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), com o tema “Vendas Para Quê?”. De forma bem familiar com o assunto, ele falou para os presentes sobre os tipos de vendedores e o processo de vendas (prospecção,qualificação, apresentação, negociação, fechamento e pós-venda). “O estudante de vendas pode esperar um curso voltado aos aspectos educacionais com a ratificação de valores como ética, responsabilidade social, integridade, inovação, inteligência, flexibilidade, sustentabilidade, transparência, honestidade e, por fim, dos aspectos técnicos que a profissão exige.”, explicou.

Já o tutor presencial André Rezende contextualizou o IF Baiano (histórico, inserção regional, polos EAD,nova unidade de ensino), falou sobre os responsáveis pela estrutura administrativa e pedagógica do cursoe apresentou o curso (duração, modalidade, público, titulação, metodologia, matriz curricular, avaliação, frequência e ambiente virtual de aprendizagem). Na fala de Amanda Nogueira, supervisora pedagógica, os estudantes souberam sobre organização de estudos e tiraram dúvidas (vale transporte, fardamento, horário de acesso, carteira de estudante e contatos).

Para o estudante Uedson Mendes, 31 anos, gerente comercial em uma instituição de ensino, o evento foi um momento bacana porque ele esclareceu dúvidas. “Agora, é ‘correr’, estudar e concluir meu curso”, destacou. “Só ressaltar a expectativa que é muito grande. Meu primeiro curso técnico na área de vendas. Eu praticamente nasci vendedor. Tenho alguns cursos pequenos na área, mas nenhum curso técnico nem tecnológico nessa área, então ‘casa’ perfeitamente. Eu preciso de um curso a distância”, pontuou.

Curso – Em março, foi aberto o processo para ingresso de 930 estudantes no curso técnico em vendas na forma subsequente da modalidade educação a distancia de 16 polos: Alagoinhas, Catu, Ibipitanga, Itacaré, Miguel Calmon, Mucuri, Mundo Novo, Piritiba, Nazaré, Remanso, Pilão Arcado, Salvador, Santa Inês, Santo Estevão, Serrinha e Uruçuca.

Dessa seleção, 3 mil se inscreveram e, em Salvador, 1.125. Foram escolhidos pelo sistema sorteio eletrônico que aconteceu no IF Baiano/Reitoria no último dia 12 de maio. “É a primeira vez que o IF Baiano ofertará um curso técnico em Salvador e voltado para a comunidade (em 2014, foram ofertados os cursos básicos de inglês e espanhol EAD para o público interno). A DEAD (Diretoria de Educação a Distância), por meio de critérios de viabilidade e escalabilidade, escolheu vendas, considerando que existe uma carência muito grande por profissionais capacitados, já que a maioria ingressa na atividade sem nenhum tipo de treinamento ou preparação”, afirmou Freire.

O curso é 80% a distância e 20%, presencial nos polos escolhidos durante o ingresso. Durante a formaçãode 800 horas, eles terão três módulos com as seguintes disciplinas: introdução ao curso de vendas, comportamento do consumidor, economia solidária e cooperativismo, fundamentos de marketing, ética e relações interpessoais e atendimento ao cliente (módulo um); gestão financeira, técnicas de negociação, fundamentos de direito: trabalhista e empresarial e direito do consumidor (módulo dois); desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e inovação, produtos e serviços: fundamentos e análise de qualidade e gestão de custos (módulo três).

Para a estudante Viviane, o desafio em princípio vai ser a gestão do tempo entre este curso de vendas e o de logística que ela faz em outra instituição de ensino, mas ela está animada com outras possibilidades profissionais. No caso de Uedson, a disciplina para definir seu horário e seu local de estudo. “Até já criei uma pequena estratégia: como tenho amigos que estão aqui, a gente marcou antecipadamente que um vai ajudar o outro”, finalizou.

Mais:

IF Baiano cria Centro de Referência em Salvador

Ingresso de estudantes/2017 (EAD): 930 vagas para curso técnico em vendas

EAD: matrículas abertas para o Técnico em Vendas

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo