Reunião técnica de coordenadores de Polo da Rede E-Tec do IF Baiano
Última atualização: 23/10/2015 - 12:04 horas | Data de publicação: 20/10/2015 - 13:32 horas

17-09-2015 | 13:05:21

Estão reunidos na Reitoria do IF Baiano até amanhã, os vinte seis coordenadores de Polo da Educação à Distância do IF Baiano. Na oportunidade, a Diretoria de Educação a Distância está conduzindo as discussões acerca da estrutura dos Polos, da oferta de cursos, finalização de cursos em parceria com o IFPR e alinhamento de ações.

Para iniciar a reunião, estiveram presentes o reitor, Geovane Barbosa, o diretor executivo, Denilson Sodré e a Pró-reitora de Ensino, Camila Santana. O reitor abordou a questão da infraestrutura, dos equipamentos, da oferta de cursos e da capacitação de profissionais. “A nossa ideia é sermos gestor da nossa EaD. Para isso, a gente precisa fazer um estudo dos territórios de identidade, para uma possível expansão, estruturar a EaD e capacitar os servidores. Já oferecemos a EaD em parceria, vamos consolidar esses polos”, disse.

Em relação as ofertas, a Pró-reitora de Ensino, Camila Santana, destacou que os cursos em parceria com o IFPR estão finalizados e a proposta é que o IF Baiano ofereça essas capacitações. “Esta reunião visa planejar como a gente pode fazer ofertas próprias, contando com a expertise que o IF Baiano vem desenvolvendo e também para garantir a continuidade dos programas do MEC”, esclareceu. O IF Baiano oferece cursos através da Rede E-Tec, como o E-Tec Idiomas, e vai oferecer, ainda este ano, cursos do Profuncionário, voltados para os servidores das escolas públicas.

Para o coordenador do polo de Nazaré das Farinhas, Anderson Passos, “Hoje, nós estamos aqui para que a cada momento, nós possamos ter uma EaD independente. A presença do polo em Nazaré é muito importante, porque podemos dar uma educação técnica para alunos que não tem condição de estar no campus e pode realizar cursos de qualidade na própria cidade”, falou.

Durante a reunião, foi lançado o primeiro capítulo do programa “Simbora”, que trata de uma série audiovisual sobra a EaD no IF Baiano. A ideia do programa é retratar as regiões onde o IF Baiano se faz presente através da Educação a Distância. Para o coordenador geral da Rede E-Tec e apresentador do programa, Marcos Cajaíba, “Além de serem cursistas, os alunos são seres humanos culturais, singulares que fazem parte de uma região. Que estes alunos sejam vistos como participantes, fazedores da educação”, disse.

Depoimentos:

“Eu acredito muito na EaD. Estar junto neste momento de troca de experiências tanto exitosas, como que não deram certo, é muito relevante, pois seremos mais fortalecidos” – Anderson Passos, coordenador do polo Nazaré

“Os polos acabam contribuindo também para o processo de politização, de conscientização e de participação”. – Marcos Cajaíba, coordenador geral da Rede E-Tec no IF Baiano

Texto: Ascom/Jornalismo/Reitoria

Fotos: Pollyanna Brasil

reuniao ead (2) reuniao ead (1) reuniao ead (3)