Técnico em Rede de Computadores
Última atualização: 01/04/2024 - 10:50 horas | Data de publicação: 29/02/2024 - 11:31 horas

Sobre o Curso

O Curso Técnico em Redes de Computadores do IF Baiano é ofertado na modalidade a distância, articulado de forma subsequente, com regime de matrícula semestral. Sua carga horária total é de 1.200 horas, distribuídas em 80% de estudos/atividades virtuais e 20% de encontros presenciais, estes que ocorrem nos polos de EaD, conforme turnos e dias definidos por cada campus.

OBJETIVO

Formar técnicos em redes de computadores com responsabilidade social, aptos a se adaptarem às novas exigências do mundo do trabalho, capazes de planejar e gerenciar projetos de sistemas de redes, fornecer suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

Perfil do Egresso

O profissional concluinte do Curso Técnico em Redes de Computadores Subsequente ao Ensino Médio poderá atuar na especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração de rede de computadores física e lógica, utilização de protocolos e arquitetura de redes, administração de sistemas operacionais em redes de computadores.

Área de atuação

Este profissional poderá trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente em atividades que envolvem instalação e gestão de redes de computadores.

Público-alvo

Estudantes egressos do ensino médio ou curso equivalente, que necessitem ampliar a sua formação profissional.

Forma de ingresso

O ingresso no Curso Técnico em Redes de Computadores Subsequente ao Ensino Médio ocorrerá mediante Processo Seletivo Unificado do IF Baiano

Duração do curso

3º SEMESTRE

COMPONENTE CURRICULAR
CARGA HORÁRIA TOTAL
Segurança em redes de computadores
Computação em Nuvem e Virtualização
Automação via script
Gerenciamento de Redes de Computadores
Projeto Integrador III
SUBTOTAL

CARGA HORÁRIA DO EIXO TECNOLÓGICO: 1120 horas

Critérios de avaliação

Será considerado o desempenho acadêmico do estudante, em todos os componentes curriculares, igual ou superior a 6,0 (seis pontos), e a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), considerando as atividades presenciais e online.

As notas das atividades avaliativas serão atribuídas pelos professores mediadores a distância e presencial, conforme critérios definidos pelo professor formador da disciplina, em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), obedecendo o seguinte peso:

I – avaliações online terão peso 80%, que constituirá a Média a Distância (MD);

II – avaliações presenciais terão peso 20%, que constituirá a Média Presencial (MP).

Período de integralização

Período máximo de integralização de 36 meses.

Contato da Coordenação de cada campus

Alagoinhas:

curso.secretaria.val@ead.ifbaiano.edu.br

Xique-Xique:
curso.secretaria.xiq@ead.ifbaiano.edu.br

Informações sobre título e certificado

Diploma de Técnico em Rede de Computaores emitido pelo Instituto Federal Baia

Ao término de cada semestre, o estudante poderá requerer o Certificado de Qualificação Profissional (Certificação Intermediária), desde que tenha cumprido, com aprovação, as disciplinas requeridas para a respectiva certificação, conforme apresentado nesta seção. Desse modo, ao longo do curso, haverá três certificações intermediárias, definidas de acordo com o CNCT (em sua 4a edição de 27/01/2021): Operador de Computadores; Operador de Sistemas Computacionais em Rede; e Instalador e Reparador de Redes de Computadores.

Os certificados e diplomas do Curso Técnico em Redes de Computadores Subsequente ao Ensino Médio serão emitidos pelo campus onde o estudante estiver regularmente matriculado

Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Rede de Computadores Subsequente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, tem perspectiva de educação interativa, significativa e flexível, pertencente ao Eixo Tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Clique aqui para acessar o PPC do Curso de Rede de Computadores