Instituto Federal Baiano
PRÓ-REITORIA DE ENSINO

Bibliotecas Digitais
Última atualização: 22/10/2015 - 16:53 horas | Data de publicação: 20/10/2015 - 15:00 horas

Domínio Público
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Periódicos Capes
Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 21.500 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado. Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.

Coleção ABNT 
A Coleção ABNT facilita o acesso às normas, em suas versões mais atualizadas. O acesso às normas on-line poderá ser feito em qualquer computador dos campi do Ifes, incluindo os da Reitoria e do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância.

Google Books
Mais de 3 milhões de e-books para ler na web, Android, iPhone, iPad, Sony e Nook gratuitamente.

The National Academies Press
Mais de 4 mil títulos disponibilizados, com texto integral, gratuitamente pela Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Biblioteca Digital Mundial
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:

  • Promover a compreensão internacional e intercultural;
  • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
  • Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
  • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.


Vídeo Aulas

VEduca

Vídeos de aulas de diversas universidades do mundo, das mais diversas áreas, com legendas em português.

Khan Academy (em Português)
Khan Academy (em Inglês)
O site da Khan Academy conta com 4300 vídeos, uma plataforma de exercícios e de relatórios, para acompanhamento do aprendizado dos estudantes.