Instituto Federal Baiano
PRÓ-REITORIA DE ENSINO

Pólo Campo Formoso
Última atualização: 20/07/2017 - 13:31 horas | Data de publicação: 18/09/2014 - 14:03 horas

O Instituto Federal Baiano tem sua reitoria localizada em Salvador, e 11 campi espalhados pelo Estado: Bom Jesus da Lapa; Catu; Governador Mangabeira; Guanambi; Itapetinga; Santa Inês; Senhor do Bonfim; Serrinha; Teixeira de Freitas; Uruçuca e Valença.

Além dos 11 campi, o IF Baiano conta também com os polos de apoio presencial que são compostos pelos seus campi e mais 16 municípios conveniados: Alagoinhas, Campo Formoso, Conceição da Feira, Ibipitanga, Itacaré, Itororó, Jaguarari, Miguel Calmon, Mucuri, Mundo Novo, Nazaré, Pintadas, Remanso, Salvador, Santa Terezinha, Santo Estêvão. Desta maneira, o IF Baiano totaliza 27 (vinte e sete) polos de apoio presenciais dispostos em 18 (dezoito) dos 27 (vinte e sete) territórios de identidade do estado da Bahia.

 

Polo: Campo Formoso

Endereço: Rua Coronel Arcênio Alves, S/N – Centro – Campo Formoso – Bahia

Contato: (74) 9117-8848 / 3645-1016

Coordenadora responsável: Patrícia Soares

Características da região:

Campo Formoso também é conhecido como “cidade das esmeraldas”, por existir no povoado de Tuíutiba um garimpo com esmeraldas distinguidas como de melhor qualidade, em comparação com outros garimpos de esmeraldas do Brasil. A cidade também recebe esse título pela comercialização dessas pedras no centro da cidade – “feira do rato” – onde se comercializam as pedras do município e das cidades vizinhas, e que é o conhecido “rolo”, troca de pedras por televisores, celulares, casas, entre outros. A “feira do rato” surgiu com a descoberta das minas em Carnaíba, a 42 Km de Campo Formoso. Os garimpeiros costumavam se encontrar nesse local porque era de fácil acesso para os compradores e por lá existir bares e restaurantes.

Dentro do município de Campo Formoso há diversas comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, sendo a maior delas, a Lage dos Negros que tem mais de 15.000 habitantes e distante quase 100 Km da sede do município. Outra comunidade quilombola de destaque é o povoado de São Tomé.

Cursos ofertados: Agente Comunitário de Saúde e Eventos (Já concluído)

Quantidade de estudantes: 16

Eventos (Já concluído): 01