Download do Projeto Político Pedagógico AQUI!
Eixo Tecnológico: Hospitalidade e Lazer
Apresentação: O Curso Técnico em Hospedagem vem ao encontro da necessidade da formação do Técnico numa perspectiva de fornecer maior qualidade aos serviços de hospitalidade e lazer ofertados nas escalas municipais, estaduais e nacional, onde esta atividade mostra ampliação de postos de trabalho e crescente exigência de qualificação. O curso busca atender as diretrizes em relação ao perfil do egresso, sua atuação e necessidades de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído pela Resolução CNE/CEB no 03/08, fundamentada no Parecer CNE/CEB no 11/08, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei Federal no 9.394/96, no Decreto Federal no 5.154/04, na Resolução CNE/CEB no 04/99, no Parecer CNE/CEB no 16/99 do Conselho Nacional de Educação.
A formação técnica está alinhada com as necessidades do setor hoteleiro, incorporando as inovações decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, da experiência acumulada pela Instituição na oferta desta habilitação e de novas tecnologias educacionais. De acordo com o Plano Nacional de Turismo 2007 – 2010 é preciso melhorar a infraestrutura do turismo nacional elevando sua oferta aos padrões mundiais de qualidade dos diversos destinos turísticos nacionais. Porém, o grande desafio do turismo brasileiro é a oferta de produtos de qualidade tanto para consumidores de baixa renda, como para a classe média e para o turista de renda alta.
Nesta perspectiva, o Campus EAD, através do Diretor Geral, apresenta, para fins de análise nos seus Colegiados Internos, o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Subsequente de Nível Médio em Hospedagem – EAD que atende tanto as exigências apontadas na LDB (Lei 9394/96) quanto o conjunto de leis, decretos, pareceres e referenciais curriculares que normatizam a Educação Profissional no sistema educacional brasileiro.
O Campus de Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná (EaD-IFPR) busca o aprimoramento profissional dos brasileiros feito por meio de aulas transmitidas via satélite para polos descentralizados regionalmente. Os estudantes podem organizar seu tempo de trabalho e estudo da melhor maneira que lhes condizer de acordo com as atividades que exercem, favorecendo muitas vezes uma melhor apropriação do conteúdo. Os estudantes desta modalidade de ensino buscam a perspectiva de crescimento no trabalho, melhor emprego e renda, a partir de novos conhecimentos adquiridos com a formação técnica e científica.
Objetivo Geral:
Formar o Técnico em Hospedagem com domínio teórico-prático permitindo o desenvolvimento profissional pautado na autonomia, competência e prática ética no exercício da recepção e governança em meios de hospedagem em ambientes públicos e privados, como hotéis, hospitais, laboratórios, spa’s, condomínios residenciais e comerciais, espaços esportivos, bancos entre outros prestadores e serviços que queiram implantar os serviços hoteleiros em seus empreendimentos.
Objetivos Específicos:
· Formar profissionais críticos, reflexivos, éticos, capazes de participar e promover transformações no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.
· Formar profissionais para o atendimento de qualidade satisfatória na atividade de hospedagem, capazes de organizar e operacionalizar a hospitalidade, empregando conhecimentos teórico-práticos adequados às inovações tecnológicas e prospecção mercadológica;
· Formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do turismo nos eixos econômico, social, cultural e ambiental; interessados pela pesquisa dos assuntos relacionados à área da hospitalidade e o constante aprimoramento profissional;
Perfil do Egresso: O IFPR considera Técnico em Hospedagem o profissional que domina conteúdos e processos relevantes do conhecimento científico, tecnológico, social e cultural utilizando suas diferentes linguagens, o que lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar a atividade turística, orientado por valores da convivência democrática e defesa e respeito ao patrimônio artístico, cultural e ambiental. Este profissional pode atuar em diversos campos como hotéis, pousadas, cruzeiros, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, spa’s, bancos, shoppings, plataformas de petróleo, companhias aéreas, clubes, parques temáticos, organização de eventos, restaurantes, bares, recanto para idosos, hotéis para animais de estimação, entre outros. O Técnico em Hospedagem é o profissional responsável pela recepção e governança em meios de hospedagem, que executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares e quartos, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação. Este profissional deve estar preparado para as exigências da atividade hoteleira na arte e técnica do bem servir, visando garantir qualidade para as empresas que presta serviços. Deve adotar padrões de relação social e emocional com seus clientes, visando satisfação, o retorno e a recomendação do atendimento; buscar aprimoramento relacional no ambiente de trabalho com os colaboradores, parceiros e fornecedores. Buscar atualização constante desenvolver seus estudos e pesquisas no campo profissional, visando soluções, inovações, métodos, técnicas e tecnologias a serviço da Hospitalidade e Lazer. Sua formação lhe permite atuar em equipes multidisciplinares e junto a diversos profissionais, clientes e fornecedores envolvidos no processo de trabalho. Atua de forma empreendedora, com responsabilidade social e ambiental buscando qualidade total de seus serviços. A sua formação está sustentada em princípios éticos para o exercício de seus direitos e deveres, visando respeitar as diversidades e as regras de convivência para criar intenção emocional em cliente e colaboradores.
O técnico em Hospedagem é o profissional capaz de:
MATRIZ CURRICULAR