O Curso Técnico em Vendas deverá promover, ao seu final, o conhecimento básico, bem como os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações, cuja necessidade se estende a aceitação de toda e qualquer pessoa como um cliente com potencial de compra, pressupondo o uso de diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo, permitindo uma atuação social e profissionalmente de forma ética, fomentando o entendimento e a valorização da leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.
O conhecimento técnico assimilado no processo formativo deverá ultrapassar a sistemática do cálculo de taxas, juros e descontos, simples e compostos, necessária às operações comerciais e às vendas, deverá também identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional e às vendas, de modo que a compreensão da estrutura da empresa e seus diferentes níveis hierárquicos seja algo espontâneo e intrínseco no portfólio do profissional de vendas.
O curso deverá, ainda, induzir a compreensão dos principais conceitos e funções administrativas, modelos de gestão com domínio pleno das técnicas de liderança, motivação e trabalho em equipe, reconhecendo sua importância e influência nas organizações. Conhecer a rotina do profissional, técnicas de organização do ambiente de trabalho negociações, atendimentos ao público e interação, com vistas a mediação de conflitos com proposições de soluções utilizando um comportamento assertivo, uma vez que esse profissional entende a importância em cumprir as normas para funcionamento de uma organização que valoriza o Código do Consumidor.
Formar profissionais habilitados para atuar junto ao setor comercial e áreas afins, com competência para promover o estudo dos produtos e serviços das diversas organizações, ocupar função de vendedor ou correlatas e empreender, fundamentados em princípios éticos, humanos, sociais e ambientais.
O Egresso do curso de Vendas, de acordo com o perfil proposto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (2016): estuda os produtos e serviços da empresa; caracteriza o tipo de cliente e recolhe informações sobre a concorrência e o mercado em geral; prepara, promove e efetua a venda de produtos e serviços; organiza o ambiente de venda; promove serviços de apoio ao cliente, fidelização e atendimento pós-venda; organiza e gerencia os arquivos dos clientes; realiza prospecção de novos clientes.
Desse modo, o egresso terá condição de atender e ocupar funções de auxiliar administrativo, auxiliar de crédito e cobrança, auxiliar de faturamento, comprador, operador de supermercado, representante comercial, vendedor, estoquista, promotor de vendas e operador de caixa. Esse profissional deverá ser capaz de atuar no comércio (inclusive eletrônico) atacadista ou varejista, em indústrias e/ou de serviços, como assalariado ou de maneira autônoma.
Quanto às habilidades esperadas, pretende-se formar profissionais capazes de se adaptar aos diferentes perfis de mercado, de forma empática e que inspire a confiança no cliente. Será capaz de atuar de forma investigativa e com tenacidade comercial. Espera-se ainda que estes profissionais atuem objetivamente, atribuindo valor as suas ações com inteligência emocional e boa relação interpessoal.
O técnico egresso do Curso de Vendas terá, portanto, a capacidade de lidar com as incertezas, com a flexibilidade e a velocidade no diagnóstico e resolução de problemas, a partir de uma atuação empreendedora e interdisciplinar no aproveitamento das oportunidades de negócios, tendo em vista atingir os objetivos da organização à qual se vincule. Por fim, destacam-se suas habilidades em desenvolver raciocínio quantitativo, lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações comerciais.
Setor comercial e áreas afins, podendo atuar em indústrias e/ou comércios em geral, no comércio físico e/ou eletrônico, em empresas de telemarketing, no empreendedorismo, entre outros.
Profissionais que queiram ou já trabalhem no setor comercial ou áreas afins.
O ingresso no Curso Técnico em Vendas EaD ocorrerá mediante Processo Seletivo Unificado ou Processo Seletivo Especial do IF Baiano, organizado por comissão específica para este fim, atendendo ao disposto na Organização Didática da Educação Técnica de Nível Médio (EPTNM) do IF Baiano. Será possível, também, a adoção de outras formas e etapas de seleção, conforme demanda de instituições parceiras ou convênio com entidades.
Para o acesso ao Curso Técnico em Vendas, na modalidade a distância, na forma subsequente, o candidato deve ter concluído o ensino médio, sendo portador do Certificado de Conclusão ou documento equivalente.
A matrícula e a renovação da matrícula do estudante acontecerão de acordo com a normatização da Organização Didática da EPTNM do IF Baiano.
12 meses
MÓDULO I
COMPONENTE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA PRESENCIAL | CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA | CARGA HORÁRIA TOTAL |
---|---|---|---|
Ambientação em EAD | 8 | 32 | 40 |
Introdução ao Curso de Vendas | 4 | 16 | 20 |
Fundamentos de Marketing | 12 | 48 | 60 |
Matemática Financeira | 12 | 48 | 60 |
Ética e Legislação | 12 | 48 | 60 |
Atendimento ao Cliente | 12 | 48 | 60 |
Empreendedorismo e Inovação | 12 | 48 | 60 |
Projeto Integrador I | 8 | 32 | 40 |
SUBTOTAL | 80 | 320 | 400 |
MÓDULO II
COMPONENTE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA PRESENCIAL | CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA | CARGA HORÁRIA TOTAL |
---|---|---|---|
Técnicas de Negociação | 8 | 32 | 40 |
Direito do Consumidor | 12 | 48 | 60 |
Comportamento do Consumidor | 12 | 48 | 60 |
Economia Criativa e Negócios Sustentáveis | 8 | 32 | 40 |
Gestão de Equipe de Vendas | 8 | 32 | 40 |
Logística e Controle de Estoque | 12 | 48 | 60 |
Produtos e Serviços: Fundamentos e Análise de Qualidade | 12 | 48 | 60 |
Projeto Integrador II | 8 | 32 | 40 |
SUBTOTAL | 80 | 320 | 400 |
CARGA HORÁRIA DO EIXO TECNOLÓGICO: 800 horas
As atividades avaliativas serão planejadas pelo professor formador, coordenadas e acompanhadas pelos professores mediadores presenciais e a distância.
Para fins de aprovação no curso, será considerado o desempenho acadêmico do estudante, em cada componente curricular, igual ou superior a 6,0 (seis pontos), e a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), considerando as atividades presenciais e online. As notas das atividades avaliativas serão atribuídas pelos professores mediadores a distância e presencial, conforme critérios definidos pelo professor formador da disciplina, em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
Ao final do Módulo de Estudo, o estudante que obtiver média inferior a 6,0 (seis pontos) ou que não tenha alcançado a frequência mínima de 75% da carga horária do componente curricular terá direito à recuperação final, que constitui uma avaliação cumulativa por disciplina, no formato online, com valor de 10,0 (dez) pontos.
Para aprovação, o estudante deverá alcançar o mínimo de 5,0 (cinco pontos) como Média Final, após a Recuperação Final. O estudante que não for aprovado será encaminhado ao Conselho de Classe, seguindo as formalidades previstas na ODEPTNM do IF Baiano. Aquele que não realizar a recuperação final ou for reprovado em mais de dois componentes curriculares por módulo não terá o direito de participar do Conselho de Classe.
Mínimo: 12 meses
Máximo: 24 meses
Coordenadora do Curso Técnico Subsequente em Vendas Tatiana Araujo Reis curso.vendas@ead.ifbaiano.edu.br |
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Ana Cecília de Oliveira Teixeira Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2315605115501065 Contato: ana.teixeira@ifbaiano.edu.br Disciplinas Ministradas no Curso: Técnicas de Negociação e Comportamento do Consumidor |
Ariele Chagas Cruz Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8146808449783037 Contato: ariele.cruz@ifbaiano.edu.br Disciplinas Ministradas no Curso: Ética e Legislação, Direito do Consumidor e Economia Criativa |
Cecília Oliveira Bezerra Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8363832038062987 Contato: cecilia.bezerra@ifbaiano.edu.br Disciplinas Ministradas no Curso: Fundamentos de Marketing,Empreendedorismo e Inovação e Economia Criativa |
Etiene Santiago Carneiro Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5677803986483963 Contato: etiene.carneiro@ifbaiano.edu.br Disciplina Ministrada no Curso: Matemática Financeira e Logístia e Controle de Estoques |
Fernanda Meneses de Miranda Castro Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5579921599621295 Contato: fernanda.castro@ifbaiano.edu.br Disciplina Ministrada no Curso: Produtos e Serviços: fundamentos e análise de qualidade |
Luciana de Oliveira Sampaio Castro Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4741373753599571 Contato: luciana.castro@ifbaiano.edu.br Disciplina Ministrada no Curso: |
Risia Kaliane Santana de Souza Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7196803411594831 Contato: risia.souza@ifbaiano.edu.br Disciplinas Ministradas no Curso: Introdução ao Curso de Vendas, Atendimento ao Cliente e Gestão de Equipe de Vendas |
Tatiana Araujo Reis Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0483361924372413 Contato: tatiana.reis@ifbaiano.edu.br Disciplina Ministrada no Curso: Projeto Integrador II |
Diploma de Técnico em Vendas emitido pelo Instituto Federal Baiano.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Técnico em Vendas Subsequente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, tem perspectiva de educação interativa, significativa e flexível, pertencente ao Eixo Tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).