Diretoria realiza visita técnica aos Polos de Educação a Distância
Última atualização: 31/05/2019 - 8:33 horas | Data de publicação: 03/10/2017 - 12:46 horas

A equipe da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal Baiano organizou um cronograma de visitas técnicas aos Polos EaD em toda a Bahia. O objetivo destas visitas é fazer um levantamento das dificuldades e êxitos na oferta dos Cursos Técnicos de Secretaria Escolar – iniciado em janeiro de 2015 – e de Vendas,  iniciado em maio deste ano, ambos subsequentes ao ensino médio. A partir das informações relatadas pelos coordenadores de Polos, Tutores e Estudantes, a Diretoria poderá fazer um relatório do panorama atual da EAD/IF Baiano.

O Polos já visitados até o momento foram: Serrinha, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Santa Inês, Serrinha, Ibipitanga, Uruçuca, Itacaré, Itapetinga e Itororó. O cronograma de Visitas Técnicas prevê também a realização de reuniões com a gestão local para uma maior explanação sobre a importância da Educação a Distância do IF Baiano no município, além da intenção de renovação do convênio de parceria com a Prefeitura municipal firmada a partir da assinatura do Plano de Trabalho e do acordo entre as partes, já que é contrapartida da Prefeitura garantir a infraestrutura básica mínima para funcionamento satisfatório das atividades no Polo,  abonar as faltas do secretário da escola nos dias das aulas presenciais, dentre outras responsabilidades.

Durante as visitas, a Diretoria de Educação a Distância esteve nos espaços destinados à realização dos encontros presenciais para verificar a infraestrutura dos Polos, observando a existência e estado dos armários, cadeiras, mesas,  computadores, impressora, scanner, projetor multimídia, etc, além de verificar as condições gerais como limpeza, segurança, climatização e acesso à internet.

Em conversa com os estudantes, relatos sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, a apropriação do conteúdo das disciplinas e a relação com os tutores presenciais e a distância foram feitos pelos estudantes, além disso, eles aproveitaram a presença da equipe da Diretoria para tirar dúvidas e dar sugestões de melhoras na oferta dos Cursos.

Os tutores e coordenadores de Polo também relataram suas experiências nos Polos de Educação a Distância e levantaram os pontos fortes e fracos durantes todo o processo de oferta dos Cursos de Secretaria e Vendas.

O Curso Técnico de Secretaria Escolar está em fase de finalização, com previsão de conclusão das atividades em dezembro deste ano. Apesar de algumas dificuldades, há muitos relatos de sucesso e satisfação com o Curso feitos pelos estudantes. Muitos disseram que no início do curso sentiram dificuldades de utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, porém, com o tempo se familiarizaram e adquiriram, inclusive, uma alfabetização digital, pois muitos não sabiam utilizar com as ferramentas da internet. Além disso, muitos foram os elogios ao conteúdos dos cadernos didáticos que definiram como riquíssimos e de grande valia para a vida profissional dos secretários escolares. Os estudantes também distribuíram elogios à maioria dos Tutores e agradeceram o empenho deles e todos os momentos em que os incentivaram a continuar no Curso.

O Curso Técnico de Vendas foi iniciado em maio de 2017 e tem duração de 1 ano e meio, são 800 horas de curso. Ainda no início e com um formato distinto do Curso de Secretaria, o Curso de Vendas também ganhou muitos relatos de sucesso e satisfação por parte dos estudantes. A maioria das dúvidas e sugestões foi em torno da concessão de auxílios estudantis, à disponibilização de fardamentos e cadernos e à realização de estágios na cidade.

Todas as dúvidas dos estudantes puderam ser sanadas nas visitas técnicas já realizadas. A sugestões e pontos fortes e fracos relatados farão parte do relatório técnico que norteará as ações de oferta e reoferta dos Cursos Técnicos de Educação a Distância do Instituto Federal Baiano nos próximos anos.

A Diretoria de Educação a Distância agradece a recepção calorosa e todas as contribuições dadas pelos estudantes, tutores, coordenadores de Polo e gestores dos municípios.

Os próximos polos EaD a receber as visitas técnicas serão:   Catu, Alagoinhas, Santo Estevão, Santa Terezinha, Nazaré, Mundo Novo, Piritiba, Miguel Calmon, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Mucuri, Remanso e Pilão Arcado.

Ibipitanga Itacaré Itapetinga itororó Uruçuca